Parl_europeu_Évora

Parlamento Europeu dos Jovens

A Sessão de Seleção Nacional realizou-se, em Évora, de 25 a 28 de abril de 2019 e recebeu estudantes do ensino secundário, apurados nas sessões regionais, bem como uma equipa de jovens voluntários que vieram de várias zonas da Europa. O evento proporcionou aos seus participantes a oportunidade única de contribuir para a posição da juventude na discussão das medidas concretas a implementar nos mais variados temas da atualidade europeia e mundial.

O Guilherme Monteiro foi apurado para a 91st International Session of the European Youth Parliament – Hamburg 2019 (que decorrerá de 20 a 29 de setembro de 2019) e o Pedro Ribeiro para o 1st Cultural Forum of EYP Austria (a realizar-se de 13 a 20 de setembro de 2019) Parabéns a todos os alunos que participaram nas sessões do Parlamento Europeu dos Jovens.

(ver fotos)

Parl_europeu_jovens_completa

Parlamento Europeu dos Jovens

Decorreu entre 22 e 24 de fevereiro, em Leiria, uma das duas sessões de Seleção Regional do Parlamento Europeu dos Jovens.

Participaram pela Escola Secundária du Bocage as alunas Beatriz Santos e Clara Mouzinho e os alunos Daniel Costa, Guilherme Monteiro, Pedro Ribeiro e Rodrigo Rafael.

Em cada uma destas sessões, jovens do ensino secundário e de diversos países da Europa juntaram-se para viver uma experiência educacional sem precedentes, preenchida com todos os elementos fundamentais das sessões do Parlamento Europeu dos Jovens, assim como outras atividades complementares, num evento que promoveu a educação não-formal e a consciencialização e cidadania europeias dos jovens participantes.

Dos delegados participantes na sessão, os melhores foram selecionados pelo Júri para passarem à fase nacional, que terá lugar entre 25 e 28 de abril, em Évora.

Passaram à fase nacional o Daniel, o Guilherme, o Pedro e o Rodrigo.

 

O evento proporcionou aos participantes a oportunidade única de contribuir para a posição da juventude na discussão das medidas concretas a implementar nos mais variados temas da atualidade europeia e mundial: Criminalidade Organizada, Corrupção e Lavagem de Dinheiro; Transportes e Turismo; Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos; Segurança e Defesa; Emprego e Assuntos Sociais; Indústria, Investigação e Energia; Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar.

Ao longo dos três dias, os participantes foram convidados a desfrutar de um programa repleto de atividades de debate e espaço para uma constante troca de ideias, bem como de momentos de partilha e in­tercâmbio culturais. No final, terão melhorado a sua capacidade de trabalhar sob pressão e gerir prazos, mediar conflitos e atingir ob­jetivos enquanto membros de equipas multiculturais, desenvolver raciocínios lógicos e defendê-los com eloquência.

Foram realizados vários exercícios de grupo destinados a ajudar os participantes a definir as suas regras de trabalho, adaptadas às suas personalida­des, e estabelecendo as bases para um Trabalho de Comissão com sucesso. Aprenderam a ultrapassar preconceitos numa at­mosfera saudável de auto e heterocrítica e de salutar discussão de ideias, ao mesmo tempo que fortaleceram o seu espírito de equipa e de entreajuda.

Cada uma das Comissões enfrentou o desafio de escrever uma moção de resolução sobre um dos vários temas em debate. Baseando-se no conhecimento adquirido durante o período de preparação que antecedeu o evento, os jovens trabalharam para encontrar soluções inovadoras e adequadas.

A Assembleia Geral realizou-se ao longo do último dia, onde se reuniram todos os participantes do evento, para discutir os resultados do Trabalho de Comissão. Du­rante os debates, cada Moção foi apresentada, debatida e, por fim, votada em plenário.

As Resoluções adotadas serão compiladas para posterior divulgação junto de atores da sociedade civil e decisores políticos regionais, nacionais e internacionais.

Parlamento Europeu dos Jovens

Parlamento Europeu dos Jovens/European Youth Parliament

Responsável: Prof.ª Isilda Silva

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ) é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos ge­rida por estudantes e em regime de voluntariado. Com objetivos na área da educação, tem como missão desenvolver o interesse dos jovens pela discussão política e social, bem como pelo processo democrático de decisão. A delegação da nossa escola é constituída por 6 alunos do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, com bons níveis de cultura geral e de fluência da língua inglesa, assim como interesse pelo debate e partilha de ideias sobre assuntos da atualidade.