Parlamento dos Jovens
Parlamento dos Jovens
Coordenadora: Prof.ª Maria Nazaré Oliveira
O PARLAMENTO DOS JOVENS, ensino secundário, é um projeto da iniciativa da Assembleia da República.
Os grandes objetivos do PARLAMENTO DOS JOVENS:
- Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
- Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
- Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
- Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
- Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
- Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
- Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
Ano_letivo_2021_2022
Ano Letivo 2021/2022
Parlamento_dos_jovens-artigo_final
Euroscola!_Estamos_na_final
EUROSCOLA! ESTAMOS NA FINAL!
Dia 21 de abril, decorreu no Auditório do Centro de Juventude de Lisboa a apresentação oral dos trabalhos das escolas concorrentes do distrito de Lisboa, Santarém e Setúbal, num total de 11 escolas, este ano com o tema central AS REDES SOCIAIS E OS PERIGOS PARA A DEMOCRACIA.
A nossa escola foi uma das três eleitas pelo júri para representar o distrito de Setúbal na etapa final, a decorrer no próximo mês na Assembleia da República.
Parlamento_dos_jovens_distrital
Os nossos deputados foram eleitos para a Sessão Nacional!
Realizou-se no dia 22 deste mês, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, a Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Setúbal do Parlamento dos Jovens, na qual estiveram presentes 66 deputados, eleitos na Sessão Escolar (SE) das 22 escolas secundárias concorrentes, incluindo mais uma vez a nossa, com os deputados Afonso Ilhéu e Nuno Calado.
Orgulhosa e merecidamente, defendendo o nosso Projeto de Recomendação/as nossas medidas aprovadas em sede de SE, voltaram a colocar a nossa escola no grupo dos 6 deputados eleitos para representar o nosso distrito na tão aguardada Sessão Nacional de 30 e 31 de maio deste ano, na Assembleia da República, com todos os deputados eleitos das escolas secundárias do país.
Recordo que o nosso deputado suplente – Rafael Salgueiro – foi o vencedor distrital do Takeover 2022 e é o jornalista candidato ao Prémio de Melhor Reportagem do Parlamento dos Jovens 2022.
Parabéns, deputados da ESB!
Grande exemplo de participação e envolvimento cívico!
Grande orgulho trabalhar com jovens como vocês em prol de um mundo melhor, no qual a Cidadania seja, efetivamente, ativa e responsável.
23.03.2022
Nazaré Oliveira (coordenadora do PJ na ESB)
Euroscola_2022
EUROSCOLA 2022
Este projeto acolhe anualmente estudantes entre os 16 e os 18 anos de idade, de todos os Estados Membros da União Europeia, para passar um dia em Estrasburgo no Parlamento Europeu, tornando-se, assim, eurodeputados. A inscrição dos alunos/alunas interessados, que só podem ser do 10º e do 11º ano, deve ser feita para o email mnsoliveira@gmail.com de 24 a 31 de janeiro, indicando o nome, ano de escolaridade e turma. Tema da edição deste ano: As redes sociais e os perigos para a democracia!
A coordenadora do PARLAMENTO DOS JOVENS e do EUROSCOLA da ESB, Prof.ª Nazaré Oliveira | ![]() |
Parlamento_jovens_2021-12

Parlamento_dos_jovens_2021
Anos_letivos_2019_2021
Anos Letivos 2019/2020 e 2020/2021
Euroscola
| |
O EUROSCOLA, é um programa/concurso organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, ao qual a nossa escola concorreu, e que este ano teve o tema Cidadania e participação jovem, qual o papel das novas tecnologias? (ver mais)
Parabéns às alunas candidatas - Fernanda Mesquita, do 10ºH e Margarida Miguel, do 11ºB, e à professora Maria Nazaré Oliveira pela sua dedicação a este programa/concurso. (ver trabalho da E. S. du Bocage)
Parlamento_dos_Jovens_2019/2021_reportagem
Parlamento_jovens_2019_2021
A edição 2019/2021 do Parlamento dos Jovens foi a edição mais desafiante de sempre na história do Programa, por ter sido realizada em tempos de pandemia, o que exigiu por parte de todos, uma maior motivação, empenho, esforço e persistência.
Parabéns a todos os alunos que colaboraram neste Programa, às deputadas Maria Leonor Viegas e Rita Moura que participaram na sessão nacional do ensino secundário, no dia 25 de maio, e à professora Maria Nazaré Oliveira por ter coordenado a participação da escola neste Programa.
Podem ser consultados:
- a Galeria Multimédia, no site do Parlamento dos Jovens, onde se encontra uma seleção dos registos disponíveis;
- a Recomendação final aprovada na Sessão Nacional do Secundário.
Parlamento_Jovens_2019_1
PARLAMENTO DOS JOVENS na nossa escola!
![]() | A primeira reunião geral - encontro entre todos os interessados - terá lugar na próxima 6.ª feira, dia 18 de outubro, pelas 16h, no nosso Auditório. |
Ano letivo 2018/2019
Ano letivo 2018/2019
Parlamento_Jovens_artigo
![]() | ALTERAÇÕES CLIMÁTICASREVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL |
Parabéns, deputados eleitos para a Distrital: Joana Vaz, Diogo Ratinho, Pedro Ribeiro (Presidente eleito para a Mesa da Distrital), Matilde De Távora (deputada suplente/Sessão Distrital) e Rafaela Nunes (jornalista/Sessão Distrital e Nacional).
Parabéns, deputados eleitos para a Sessão Nacional: Joana Vaz, Diogo Ratinho e Pedro Ribeiro.
Parabéns à professora coordenadora Nazaré Oliveira.
A reportagem da edição do Parlamento dos Jovens - Secundário elaborada pela aluna Rafaela Nunes pode ser consultada aqui.
Parlamento_Jovens_AR_completa
ALUNOS DA NOSSA ESCOLA ELEITOS DEPUTADOS À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Em outubro de 2018, a nossa escola aderiu ao projeto PARLAMENTO DOS JOVENS, ensino secundário, projeto da iniciativa da Assembleia da República e que este ano tem como tema central ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL. A partir de então, jovens de todas as turmas do secundário foram convidados a participar, no sentido de se informarem e de se organizarem mais tarde em listas de deputados, num processo em tudo igual ao que os nossos deputados seguem.
Fizemos reuniões informativas, conferências temáticas com convidados especialistas e uma deputada da AR, campanha eleitoral e, claro, eleições de deputados para a Sessão Escolar, na qual se discutiu e aprovou o projeto da nossa escola a levar à Sessão Distrital do dia 19 de fevereiro. Nesta, realizada no IPDJ de Setúbal, local onde durante todo o dia mais de meia centena de estudantes-deputados do círculo eleitoral de Setúbal (escolas do distrito) debateram as suas propostas (recomendações) para reverter o aquecimento global, a nossa escola foi vencedora e elegeu os seus deputados à Assembleia da República.
De referir que, nas três recomendações votadas na Distrital para levar ao Parlamento/Governo, duas delas têm origem no nosso projeto.
Que nível tiveram os nossos alunos-deputados! Que orgulho senti, mais uma vez, nestes jovens que comigo alinharam desde Outubro e que, tal como eu, abraçaram este projeto de alma e coração mas, também, com o sentido de responsabilidade e a consciência cívica de quem traça o caminho e o percorre até ao fim.
Parabéns, deputados eleitos para a Distrital: Joana Vaz, Diogo Ratinho, Pedro Ribeiro (Presidente eleito para a Mesa da Distrital), Matilde De Távora (deputada suplente/Sessão Distrital) e Rafaela Nunes (jornalista/Sessão Distrital e Nacional).
Parabéns, deputados eleitos para a Sessão Nacional: Joana Vaz, Diogo Ratinho e Pedro Ribeiro.
Professora Nazaré Oliveira (coord. deste projeto)
____________
Ver http://www.jovens.parlamento.pt/
Parlamento_Jovens
No âmbito do Parlamento dos Jovens, com o tema Alterações climáticas: reverter o aquecimento global, decorreu no dia 16 de janeiro de 2019 uma palestra proferida pelo professor António Lopes e pelo professor Marcelo Fragoso, do Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa.
Sobre o mesmo tema, foram realizados outros debates/palestras:
- com a colaboração do Instituto Superior Técnico, pela professora Maria João Pereira, presidente do CERENA;
- pela deputada da Assembleia da República, Paula Santos.
A análise deste tema constituiu uma oportunidade para os jovens desenvolverem o espírito crítico, a capacidade de argumentarem e de transmitirem de forma eloquente as suas opiniões e o despertar para a vivência de uma cidadania ativa e de uma consciência cívica.