Parlamento dos Jovens

Parlamento dos Jovens

Coordenadora: Prof.ª Maria Nazaré Oliveira

O PARLAMENTO DOS JOVENS, ensino secundário, é um projeto da iniciativa da Assembleia da República.

Os grandes objetivos do PARLAMENTO DOS JOVENS:

  • Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
  • Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
  • Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
  • Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
  • Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
  • Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
  • Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Anos_letivos_2019_2021

Anos Letivos 2019/2020 e 2020/2021

Euroscola

08 jun 2021

 

O EUROSCOLA, é um programa/concurso organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, ao qual a nossa escola concorreu, e que este ano teve o tema Cidadania e participação jovem, qual o papel das novas tecnologias? (ver mais)

Parabéns às alunas candidatas - Fernanda Mesquita, do 10ºH e Margarida Miguel, do 11ºB, e à professora Maria Nazaré Oliveira pela sua dedicação a este programa/concurso. (ver trabalho da E. S. du Bocage)

Parlamento_dos_Jovens_2019/2021_reportagem

04 ago 2021
Parlamento dos Jovens - Edição 2019/2021
Veja aqui a reportagem relativa à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, realizada no passado dia 25 de maio.

Parlamento_jovens_2019_2021

08 jun 2021
Parlamento dos Jovens - Edição 2019/2021

A edição 2019/2021 do Parlamento dos Jovens foi a edição mais desafiante de sempre na história do Programa, por ter sido realizada em tempos de pandemia, o que exigiu por parte de todos, uma maior motivação, empenho, esforço e persistência.

Parabéns a todos os alunos que colaboraram neste Programa, às deputadas Maria Leonor Viegas e Rita Moura que participaram na sessão nacional do ensino secundário, no dia 25 de maio, e à professora Maria Nazaré Oliveira por ter coordenado a participação da escola neste Programa.

Podem ser consultados:

Parlamento_Jovens_2019_1

PARLAMENTO DOS JOVENS na nossa escola!

A primeira reunião geral - encontro entre todos os interessados - terá lugar na próxima 6.ª feira, dia 18 de outubro, pelas 16h, no nosso Auditório.

(ver mais informação)

Ano letivo 2018/2019

Ano letivo 2018/2019

Parlamento_Jovens_artigo

 

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL

 

Parabéns, deputados eleitos para a Distrital: Joana Vaz, Diogo Ratinho, Pedro Ribeiro (Presidente eleito para a Mesa da Distrital), Matilde De Távora (deputada suplente/Sessão Distrital) e Rafaela Nunes (jornalista/Sessão Distrital e Nacional).

Parabéns, deputados eleitos para a Sessão Nacional: Joana Vaz, Diogo Ratinho e Pedro Ribeiro.

Parabéns à professora coordenadora Nazaré Oliveira.

A reportagem da edição do Parlamento dos Jovens - Secundário elaborada pela aluna Rafaela Nunes pode ser consultada aqui.

Parlamento_Jovens_AR_completa

Parlamento dos Jovens

ALUNOS DA NOSSA ESCOLA ELEITOS DEPUTADOS À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Em outubro de 2018, a nossa escola aderiu ao projeto PARLAMENTO DOS JOVENS, ensino secundário, projeto da iniciativa da Assembleia da República e que este ano tem como tema central ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL. A partir de então, jovens de todas as turmas do secundário foram convidados a participar, no sentido de se informarem e de se organizarem mais tarde em listas de deputados, num processo em tudo igual ao que os nossos deputados seguem.

Fizemos reuniões informativas, conferências temáticas com convidados especialistas e uma deputada da AR, campanha eleitoral e, claro, eleições de deputados para a Sessão Escolar, na qual se discutiu e aprovou o projeto da nossa escola a levar à Sessão Distrital do dia 19 de fevereiro. Nesta, realizada no IPDJ de Setúbal, local onde durante todo o dia mais de meia centena de estudantes-deputados do círculo eleitoral de Setúbal (escolas do distrito) debateram as suas propostas (recomendações) para reverter o aquecimento global, a nossa escola foi vencedora e elegeu os seus deputados à Assembleia da República.

De referir que, nas três recomendações votadas na Distrital para levar ao Parlamento/Governo, duas delas têm origem no nosso projeto.

Que nível tiveram os nossos alunos-deputados! Que orgulho senti, mais uma vez, nestes jovens que comigo alinharam desde Outubro e que, tal como eu, abraçaram este projeto de alma e coração mas, também, com o sentido de responsabilidade e a consciência cívica de quem traça o caminho e o percorre até ao fim.

Parabéns, deputados eleitos para a Distrital: Joana Vaz, Diogo Ratinho, Pedro Ribeiro (Presidente eleito para a Mesa da Distrital), Matilde De Távora (deputada suplente/Sessão Distrital) e Rafaela Nunes (jornalista/Sessão Distrital e Nacional).

Parabéns, deputados eleitos para a Sessão Nacional: Joana Vaz, Diogo Ratinho e Pedro Ribeiro.

Professora Nazaré Oliveira (coord. deste projeto)
____________
Ver http://www.jovens.parlamento.pt/

Parlamento_Jovens

Parlamento dos Jovens

No âmbito do Parlamento dos Jovens, com o tema Alterações climáticas: reverter o aquecimento global, decorreu no dia 16 de janeiro de 2019 uma palestra proferida pelo professor António Lopes e pelo professor Marcelo Fragoso, do Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa.

 

Sobre o mesmo tema, foram realizados outros debates/palestras:
- com a colaboração do Instituto Superior Técnico, pela professora Maria João Pereira, presidente do CERENA;
- pela deputada da Assembleia da República, Paula Santos.
A análise deste tema constituiu uma oportunidade para os jovens desenvolverem o espírito crítico, a capacidade de argumentarem e de transmitirem de forma eloquente as suas opiniões e o despertar para a vivência de uma cidadania ativa e de uma consciência cívica.