70_anos_edifício_setubalense

 

70 anos do edifício do Liceu de Setúbal

- Notícia publicada no Setubalense -

(ver mais)

70anos

 

Ano letivo 2018/2019

Ano letivo 2018/2019

Eustory

Ano letivo 2018/2019 - Concurso de História para Jovens Eustory: «Transição política»

A rede Eustory promove este concurso na América, Espanha e Portugal através da Real Maestranza de Cabelleria de Ronda, entidade que organiza o concurso em colaboração com a Asociación Andaluza de Profesores e Investigadores de Geografía e Historia, de Ciencias Sociales y Humanidades «Hespérides» e a Associação de Professores de História, de Portugal. As seguintes investigações, realizadas ao longo do ano letivo 2018/2019 e orientadas pela professora Alexandra Godinho e por tutores do Instituto de História Contemporânea, foram reconhecidas com menções honrosas:

- “O comício de 7 de março de 1975 em Setúbal” - Ana Catarina Costa, Ana Margarida Machado, Beatriz Ribeiro e Mariana Reizinho.

- “As eleições de 1975, no país e em Setúbal” - Ana Rita Alexandre Lança, Diogo Durand Ratinho, Margarida Sobral de Castro Caldeirinha e Maria Francisca Oriol Pena Carvalho Machado.

(ver mais...)

Peace

Concurso de cartaz sobre a paz de Lions Clubs International

PEACE

2018-2019

(ver mais)

Beachcleanup

Beach cleanup

 

No dia 13 de junho, os alunos do 10.º A da Escola Secundária du Bocage, acompanhados pela professora de Inglês e pelo professor de Educação Física, deslocaram-se à praia de Albarquel para recolha do lixo visível. Munidos de luvas protetoras e sacos de recolha de lixo, procederam à limpeza da praia. Foi um verdadeiro ato de civismo ambiental e de sensibilização para as consequências ambientais, económicas e sociais da crescente presença de lixo no meio marinho e zonas a ele associadas, como as praias.
Parabéns pela iniciativa!

Exposição_AV

Exposição de alunos finalistas do Curso de Artes Visuais, da nossa escola, relativos a trabalhos realizados nas disciplinas de Desenho A e Oficina das Artes do 12º ano.

Esta exposição decorrerá no “Espaço das Artes, Artiset, Casa da Cultura - Setúbal”, de 17 a 30 de Maio.

Jogos_matemáticos

12.º Campeonato de Jogos Matemáticos do concelho de Setúbal

No dia 17 de maio, realizou-se na nossa escola o 12.º Campeonato de Jogos Matemáticos do concelho de Setúbal.

Participaram alunos das escolas: Secundária du Bocage; Básica Barbosa du Bocage; Agrupamento Ordem de Sant´Iago; Dom Manuel Martins; Básica 2/3 de Aranguez; Secundária de Palmela; Básica Hermenegildo Capelo (Palmela) e Colégio St. Peter´s School. 

No evento participaram 80 alunos que jogaram os jogos: Gatos e Cães; Rastros; Avanço e Produto.

Os alunos do Conservatório Regional de Setúbal fizeram a abertura do campeonato, com um excelente musical que deixou todos maravilhados. O Sr. Vereador da Câmara de Setúbal, Ricardo Oliveira entregou os prémios aos alunos vencedores. Este evento teve os patrocínios de: Câmara Municipal de Setúbal, Porto Editora, Raiz Editora, Leya, Livraria e Papelaria Arpa, Copiarrábida e APM.

Foi uma tarde divertida, onde os alunos do concelho de Setúbal puderam confraternizar mostrando as suas habilidades de racíocinio matemático e verem o lado lúdico da Matemática, pois segundo Galileu Galilei “A Matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo”.

(ver fotos)

 

Olimpíadas_Física

Olimpíadas da Física 2019

No dia 4 de Maio de 2019, os alunos da turma 11.º B, Alexandra Bob e Eduardo Soares e a aluna da turma 11.º C, Katarina Dyreby representaram a Escola Secundária du Bocage na fase regional das Olimpíadas de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

   

Tabela Periódica Humana

150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos

A escola associou-se à comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, instituído pelas Nações Unidas e UNESCO, com a construção de uma Tabela Periódica Humana.
Esta atividade teve como objetivo sensibilizar os jovens para um ícone científico, tendo em conta a sua importância, a forma como está organizada e a sua vertente estética.

Parl_europeu_jovens_completa

Parlamento Europeu dos Jovens

Decorreu entre 22 e 24 de fevereiro, em Leiria, uma das duas sessões de Seleção Regional do Parlamento Europeu dos Jovens.

Participaram pela Escola Secundária du Bocage as alunas Beatriz Santos e Clara Mouzinho e os alunos Daniel Costa, Guilherme Monteiro, Pedro Ribeiro e Rodrigo Rafael.

Em cada uma destas sessões, jovens do ensino secundário e de diversos países da Europa juntaram-se para viver uma experiência educacional sem precedentes, preenchida com todos os elementos fundamentais das sessões do Parlamento Europeu dos Jovens, assim como outras atividades complementares, num evento que promoveu a educação não-formal e a consciencialização e cidadania europeias dos jovens participantes.

Dos delegados participantes na sessão, os melhores foram selecionados pelo Júri para passarem à fase nacional, que terá lugar entre 25 e 28 de abril, em Évora.

Passaram à fase nacional o Daniel, o Guilherme, o Pedro e o Rodrigo.

 

O evento proporcionou aos participantes a oportunidade única de contribuir para a posição da juventude na discussão das medidas concretas a implementar nos mais variados temas da atualidade europeia e mundial: Criminalidade Organizada, Corrupção e Lavagem de Dinheiro; Transportes e Turismo; Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos; Segurança e Defesa; Emprego e Assuntos Sociais; Indústria, Investigação e Energia; Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar.

Ao longo dos três dias, os participantes foram convidados a desfrutar de um programa repleto de atividades de debate e espaço para uma constante troca de ideias, bem como de momentos de partilha e in­tercâmbio culturais. No final, terão melhorado a sua capacidade de trabalhar sob pressão e gerir prazos, mediar conflitos e atingir ob­jetivos enquanto membros de equipas multiculturais, desenvolver raciocínios lógicos e defendê-los com eloquência.

Foram realizados vários exercícios de grupo destinados a ajudar os participantes a definir as suas regras de trabalho, adaptadas às suas personalida­des, e estabelecendo as bases para um Trabalho de Comissão com sucesso. Aprenderam a ultrapassar preconceitos numa at­mosfera saudável de auto e heterocrítica e de salutar discussão de ideias, ao mesmo tempo que fortaleceram o seu espírito de equipa e de entreajuda.

Cada uma das Comissões enfrentou o desafio de escrever uma moção de resolução sobre um dos vários temas em debate. Baseando-se no conhecimento adquirido durante o período de preparação que antecedeu o evento, os jovens trabalharam para encontrar soluções inovadoras e adequadas.

A Assembleia Geral realizou-se ao longo do último dia, onde se reuniram todos os participantes do evento, para discutir os resultados do Trabalho de Comissão. Du­rante os debates, cada Moção foi apresentada, debatida e, por fim, votada em plenário.

As Resoluções adotadas serão compiladas para posterior divulgação junto de atores da sociedade civil e decisores políticos regionais, nacionais e internacionais.

Cientistas_Belém

Cientistas no Palácio de Belém

Decorreu no passado dia 22 de janeiro um encontro com o cientista Arlindo Oliveira, no âmbito do Programa “Cientistas no Palácio de Belém”, com a presença de alunos da nossa escola, tendo o Presidente da República usado da palavra no final da sessão.

Com esta iniciativa, o Presidente da República sublinha a importância das políticas de promoção da ciência, enquanto contributo fundamental para o desenvolvimento sustentado das sociedades contemporâneas.

Twist_prémio

Vencedores TWIST 2018

 

Vídeo da equipa EcoBoost (ESB) (ver)

 

Vídeo da entrega de prémios (ver)

TWIST



TWIST, A tua energia faz a diferença

Vídeo da atividade: [Nota explicativa]     [Ver vídeo]

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Pré-visualizar

Halloween

Halloween party

31st October

 

Programme

Voluntariado_atividade_set

Projeto de Voluntariado da Escola Secundária du Bocage

No dia vinte e oito de setembro de dois mil e dezanove, o Projeto de Voluntariado da Escola Secundária du Bocage levou 14 alunos que se inscreveram a participar numa atividade dinamizada pela Feel4planet na praia da Saúde, em Setúbal.

A atividade consistiu na recolha de lixo ao longo da zona ribeirinha, desde a doca até ao final da praia da Saúde.

Na primeira hora, os voluntários recolheram lixo, maioritariamente beatas de cigarro, e na segunda hora, procederam à contagem das beatas e pesagem do lixo.

 

(ver fotos)

 

Ano letivo 2018/2019

Ano letivo 2018/2019

Dia_aberto_2019

Há_festa_2019

(Clique na imagem para ver fotos)

Decorreu nos dias 1 e 2 de junho, no Parque do Bonfim, o "Há Festa no Parque" e mais uma vez a nossa escola esteve presente com mostra de experiências, de trabalhos dos alunos e de atividades realizadas na escola.
Um agradecimento a todas as pessoas que contribuíram para que fosse possível a representação da ESB neste evento.

Campeonato_Matemática_2

12.º Campeonato de Jogos Matemáticos do concelho de Setúbal

No dia 17 de maio de 2019, vai realizar-se, na Escola Secundária du Bocage, o 12.º Campeonato de Jogos Matemáticos do concelho de Setúbal.
Irão participar alunos do 5.º ano ao 12.º ano que jogarão os jogos: Semáforo, Cães e Gatos, Rastros, Avanço e Produto.
Os alunos de várias escolas do concelho de Setúbal irão confraternizar num ambiente acolhedor, onde se encontrarão alunos monitores a apoiá-los nas diferentes etapas dos jogos.
Os alunos poderão mostrar as suas habilidades no raciocínio matemático e no uso da estratégia mais adequada para cada uma das jogadas. Será um dia dedicado à Matemática, com muita animação e convívio entre os jovens do concelho de Setúbal.

   

 

15.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

No dia 29 de março de 2019, os alunos da Escola Secundária du Bocage participaram no 15.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que se realizou na Maia, Porto. Os alunos jogaram os jogos: Rastros, Avanço e Produto. 

 

Visita_Instituto_DLuiz

Cientificamente Provável

No âmbito da parceria estabelecida entre o projeto "Cientificamente provável" e a nossa escola, realizou-se, no dia 20 de março, uma visita de estudo com as turmas 10.º D e 12.º B, ao Instituto Dom Luiz.

Ver mais...

Cientificamente_Provável_Cocktail

Cientificamente Provável

Cocktail de Ciências

No âmbito da parceria com a nossa escola no programa "Cientificamente Provável", o Instituto Superior Técnico – Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) esteve presente na Semana das Ciências, que decorreu de 18 a 25 de fevereiro, desenvolvendo a atividade "Cocktail de Ciências".

Ver mais...

Cient_provável

Cientificamente Provável

O programa Cientificamente Provável permitiu estabelecer parcerias com Unidades de Investigação. Têm sido apresentadas palestras por investigadores do Instituto Dom Luiz e professores do Instituto Superior Técnico, que foram transmitindo conhecimento, investigação cativando, assim, os jovens para a cultura científica, para a experimentação e para a aquisição de saberes.

Parlamento_Jovens_AR

Parlamento dos Jovens

ALUNOS DA NOSSA ESCOLA ELEITOS DEPUTADOS À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Em outubro de 2018, a nossa escola aderiu ao projeto PARLAMENTO DOS JOVENS, ensino secundário, projeto da iniciativa da Assembleia da República e que este ano tem como tema central ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL. A partir de então, jovens de todas as turmas do secundário foram convidados a participar, no sentido de se informarem e de se organizarem mais tarde em listas de deputados, num processo em tudo igual ao que os nossos deputados seguem.

Parabéns, deputados eleitos para a Distrital: Joana Vaz, Diogo Ratinho, Pedro Ribeiro (Presidente eleito para a Mesa da Distrital), Matilde De Távora (deputada suplente/Sessão Distrital) e Rafaela Nunes (jornalista/Sessão Distrital e Nacional).

Parabéns, deputados eleitos para a Sessão Nacional: Joana Vaz, Diogo Ratinho e Pedro Ribeiro.

(ver notícia completa)

Parlamento_Jovens

Parlamento dos Jovens

No âmbito do Parlamento dos Jovens, com o tema Alterações climáticas: reverter o aquecimento global, decorreu no dia 16 de janeiro de 2019 uma palestra proferida pelo professor António Lopes e pelo professor Marcelo Fragoso, do Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa.

 

Sobre o mesmo tema, foram realizados outros debates/palestras:
- com a colaboração do Instituto Superior Técnico, pela professora Maria João Pereira, presidente do CERENA;
- pela deputada da Assembleia da República, Paula Santos.
A análise deste tema constituiu uma oportunidade para os jovens desenvolverem o espírito crítico, a capacidade de argumentarem e de transmitirem de forma eloquente as suas opiniões e o despertar para a vivência de uma cidadania ativa e de uma consciência cívica.